terça-feira, 25 de junho de 2013

Reivindicando o quê para quem?

          Estive em uma passeata há uns dias atrás e fiquei deveras impressionada com o que eu presenciei.
          Muita gente alienada, sem saber direito porquê estava lá, apenas querendo badernar, mas os que estavam à frente sabiam, e sabem, o que querem.
          O que eu fiquei me perguntando é: - O que eles querem?
          Não consegui decifrar, eles estão o tempo todo mascarados e dando ordem, nunca explicações, nem conversam e você, que está lá porquê quer que a passagem barateie, quer educação, saúde, corre um sério risco de estar sendo apenas uma marionete.
          Eles gritam palavras de ordem, dão ordem, gritam para a passagem abaixar, para não haver Copa, etc, mas o tempo todo por trás de uma máscara, porquê? Medo? De quê?
          Então eu posso dar a minha cara a tapa em um movimento convocado por eles enquanto eles se escondem?
          Sei o que vão me responder, ah, eles não querem ser perseguidos, -Oi Caetano!, -Oi Chico!, -Oi tantos outros!
          Não posso negar, a emoção tomou conta de mim na hora em que entrei na caminhada, o sangue subiu, afinal tenho na memória as passeatas Fora Collor, estudei a Queda da Ditadura Militar e o Diretas Já, por isso não posso aceitar ser feita de marionete e conduzida por pessoas que não mostram a cara.
          Há muitos cartazes com a frase "Brasil, mostra a sua cara", e que isso sirva para os líderes deste movimento.
          Não volto a passeata, minha curiosidade de estar em um movimento deste porte foi saciada, agora quero entender melhor o objetivo de quem está à frente.
          Tanto quanto eu enxergo pontos importantes a serem melhorados, eu enxergo a guinada que o Brasil deu nos últimos 10 anos.
          E tem mais, se critica a Copa, mas os estádios continuam cheios durante os jogos de agora, e apesar de não gostar de futebol, nem durante o evento da Copa do Mundo, me diz, alguém tem noção do que as pessoas já empreenderam para ganhar dinheiro nesta época? Trabalho com artesanato e vi artesãos começarem a produzir desde 2009, isso é só um exemplo, muita gente de diversas áreas já investiram para poder ganhar um a mais durante a Copa.
          Então sim, reivindique, mas não saia gritando e repetindo só porquê é bonito, é mais bonito saber o que está falando, olhe ao seu redor e se rolar uma dúvida faça uma análise mais crítica sem medo de mudar sua opinião.
          Não estou convidando ninguém a se alienar, mas a pensar novamente, afinal, o que e porquê você quer? E no mais, faça suas reivindicações as pessoas certas, sair gritando exigências a quem não tem tais atribuições não vai adiantar nada.
          Está rodando no face uma lista com alguns esclarecimentos acerca deste assunto, então, por mais entusiasmado que você esteja em exercer a sua cidadania, dá uma lida com atenção nesta lista e ano que vem, na hora de votar, lembre-se o quanto é emocionante exercer a cidadania, faça o processo inteiro, veja o horário eleitoral, pesquise o candidato e volte, lembrando que voto nulo não anula eleição.
          Dai a César o que é de César:

          Esclarecendo algumas coisas: 
         
          1) PRESIDENTE DA REPÚBLICA NÃO VETA EMENDA CONSTITUCIONAL. Sendo assim, não é para a Dilma que vocês têm que pedir a não aprovação da PEC 37 (ah, para quem não sabe, PEC significa Proposta de Emenda Constitucional), mas, sim, ao Congresso Nacional (Câmara dos Deputados e Senado Federal).
         
          2) PRESIDENTE DA REPÚBLICA NÃO TEM O PODER DE DETERMINAR A PRISÃO DE NINGUÉM. Por esse motivo, caso vocês queiram ver os "mensaleiros" (sic) na cadeia, terão que pedir isso ao idolatrado Ministro Joaquim Barbosa, pois é o Poder Judiciário (no caso dos mensaleiros, o STF) que tem competência para fazê-lo.
         
          3) NÃO É O PRESIDENTE DA REPÚBLICA QUE ELEGE O PRESIDENTE DO SENADO. É o próprio Senado que escolhe o seu presidente. Assim, a Dilma não pode chegar lá no Senado e gritar: "Fora, Renan Calheiros" (mas é claro que ela pode articular isso com os colegas petistas no congresso).
         
          4) TRANSPORTE PÚBLICO MUNICIPAL É DA COMPETÊNCIA DOS MUNICÍPIOS. Então, a pessoa mais indicada para resolver esse problema, a princípio, é o prefeito de cada cidade, e não a Dilma.


          5) TAMBÉM NÃO É ATRIBUIÇÃO DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA INSTAURAR CPI. Quem instaura CPI é o Poder Legislativo (no âmbito federal, a Câmara dos Deputados e/ou o Senado Federal).

Nenhum comentário: