domingo, 2 de setembro de 2012

Superação

Ontem à noite eu recebi uma foto, seguida de palavras que me deixaram bastante feliz.

A foto continha um sorriso sincero, de alegria e superação, as palavras soavam como um "ufa".

Há bastante tempo participo da vida desta pessoa, a vi enfrentar muitos momentos difíceis, estive do lado em vários deles, tentando, juntos, derrotar os monstros, fiquei feliz por, apesar não estar do lado desta vez, ele ter resolvido compartilhar este momento, também comigo.



Então desde ontem eu venho repassando fatos da vida e pensando no poder que o ser humano tem de, principalmente, superar-se à cada dia.

Sim, porquê superar um e outro, bater recordes mundiais é fácil, difícil é superar nossos hábitos cíclicos, é superar o que nos prende e nos condena na nossa mente.

Apontar, julgar, condenar, bater no peito orgulhoso e dizer que não comete tais erros, é fácil, difícil é não ter orgulho, é entender que o orgulho, de nenhuma forma e em nenhum grau é bom, assim como inveja branca, orgulho bom é apenas fantasia e ilusão criados para justificar e mascarar sentimentos ínfimos que não nos levam a nada.

Temos o hábito de apontar externamente os problemas, as dificuldades e os obstáculos, afinal admitir que o nosso maior obstáculo é nós mesmos dói, temos que derrubar, passar por cima e minar o nosso tão amado orgulho para isso.

Eu vivo em constante conflito comigo, prezo a minha liberdade, grito aos 4 ventos que sou livre, mas quando paro, reflito, percebo que sou escrava de mim, da minha mente, dos meus pensamentos, hábitos, vícios.

Claro, libertar-se dos paradigmas cultivados desde muito tempo não é das tarefas mais fáceis, afinal por muitas vezes alimentamos com tanto zelo os obstáculos postos por nós, que acreditar que aquele obstáculo pode ser removido somente pela pessoa que o colocou ali se torna difícil de perceber.

A vida é feita de dia após dia, superação após superação e consciência de que, como diz o poeta, somos nós quem fazemos a vida, como der, ou puder, ou quiser...



E como o Pinkekeando não é um blog de fofocas, onde venho só comentar o que acontece na vida alheia, e sim um espaço que uso minha inspiração para pôr pra fora o que faz parte da minha vida, e se não fizer diretamente, pelo menos me põe a pensar sobre as minhas atitudes, eu declaro que ontem, sobretudo, fiquei demasiadamente emocionada ao ver aquela foto e ler àquelas palavras.

São tantos os motivos da emoção que eu não poderia listar aqui, mas posso dizer que ontem eu estava jururu, brocochô, ou seja lá qual for a melhor palavra que se encaixe, e ao ver aquilo tudo me pus a pensar primeiramente, em como é legal esta superação, etc, mas depois eu comecei a me cobrar, e eu? E onde irei me superar? Foi então que no show do Fábio Jr. (que contarei em outro post), ele cantou a música do Raul Seixas, Tente Outra Vez. É uma letra que sempre me faz refletir e eu gosto, tanto que já postei aqui, e a na minha mente a música Por Quem os Sinos Dobram é complementar da anterior e então:

"Tente outra vez,

Coragem, coragem, coragem, se o que você quer é aquilo que pensa e faz

Coragem, coragem, eu sei que você pode mais,

Tente outra vez,

Não pense que a cabeça aguenta se você parar"



Este será por algum tempo o meu mantra.

Pense você também no seu, e cante-o incansavelmente!





PS: Parabéns, eu sei que você pode mais, inclusive ser um bom exemplo de ser humano. ;)